quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Resumo pra prova de recuperação de ciencias

Química (resumo)

A mal compreendida química:

Muitas vezes, as pessoas empregam a palavra “química” de forma errada, como se fosse uma vilã, como se fosse malvada. Química é uma subdivisão da ciência, que estuda as propriedades e as transformações das substâncias que constituem o universo. Muitas pessoas consideram química como veneno, agrotóxico, doenças, poluição e contaminações, quando, na verdade, química é tudo que está entre nós. Sem a química não seriam criadas as substâncias  utilizadas por nós com efeitos benéficos, como os medicamentos, os defensivos agrícolas, etc. ela não é algo ruim.

Conceitos de química:

Química: ciência que estuda a composição das matérias e suas transformações.
Matéria: é tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa.
Unidade de massa: grama (g), kilograma (kg), miligrama (mg)
Peso (força): é a relação entre a massa e a gravidade (varia de acordo com a foca gravitacional)
Massa (grama): a quantidade de matéria existente num corpo. É um valor constante.
Corpo: porção limitada de matéria
Volume: extensão do espaço ocupado por um corpo.

Estados físicos da matéria:

A matéria é encontrada fundamentalmente em 3 estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Os estados físicos dependem da maior ou menor agregação entre as moléculas que constituem a matéria. Assim, temos:



1)      Sólido
2)      Líquido
3)      Gasoso



1)      Moléculas organizadas muito próximas. A atração entre elas é intensa. O único movimento é a vibração.
2)      Moléculas com menor organização, com forças de atração menos intensas, o que permite que se movimentem moderadamente.
3)      Moléculas com grande desorganização, praticamente sem forças de atração e com grande liberdade de movimento.

Características:

1)      Forma e volume definidos/ fixos
2)      Adquire a forma do recipiente (não tem forma própria), volume constante.
3)      Forma do recipiente, ocupa todo o volume do recipiente, pode ser facilmente comprimido ou expandido e não tem forma nem volume definidos.




Mudança de estado físico:



Temperatura: relaciona-se com o estado de agitação das moléculas que formam um corpo e coma  capacidade desse corpo de receber ou doar calor.

Para que as substâncias mudem seu estado de agregação (estado físico), é preciso que elas atinjam uma determinada temperatura, que é específica para cada substância.

Temperatura de fusão (Tf): temperatura na qual ocorre a mudança do estado sólido para o líquido e vice-versa. Cada substância possui uma Tf própria.

Temperatura de ebulição (Te): temperatura na qual ocorre a mudança de estado líquido para gasoso e vice versa. Cada substância possui uma Te própria.

OBS: durante todo o processo de mudança de fase a temperatura permanece inalterada (constante).


Diagrama de mudança de estado físico:


OBS: o processo de vaporização pode ter outros nomes dependendo das condições em que o líquido se transforma:

Evaporação (L -> G): passagem lenta do líquido para o gasoso que ocorre predominantemente na superfície do líquido, sem causar agitação ou surgimento de bolhas.

Ebulição (L -> G): passagem rápida do líquido para o gasoso, geralmente obtida pelo aquecimento do líquido. É percebido pelo aparecimento de bolhas.







Composição da matéria:

Os átomos se unem e podem formar substâncias:

Substância pura: formada exclusivamente por um conjunto de partículas quimicamente iguais, ou seja, todas as moléculas de uma substância pura são iguais (contém apenas um tipo de molécula, componente).

As substâncias puras podem ser classificadas em:
Substâncias simples: formadas por um só tipo de átomo.
Substâncias compostas: formadas por mais de um tipo de átomo.

A)    H2O (composta)
B)    O2 (simples)
C)    O3 (simples)
D)    NaCl (composta)
E)     N2 (simples)
F)     CO (composta)
G)    S8 (simples)
H)    C6H11O6 (composta)

OBS: você consegue identificar se é simples ou composta vendo a quantidade de maiúsculas na substância.
Ex: H2O -> composta (2 maiúsculas).


Misturas:

São constituídas por mais de um tipo de substância (componente). Se só tiverem um componente, elas serão substancias puras.

Podem ser classificadas em:

Homogêneas (ou solução): são aquelas em que não é possível distinguir seus componentes, apresentam uma única fase. Ex: água e açúcar, água potável, vinagre, gasolina, ar, água e álcool, etc.

Heterogêneas: são aquelas onde é possível distinguir seus componentes. Apresentam pelo menos duas fases. Ex: água e óleo, água e areia, granito, misturas de sólidos, água e gasolina, etc.

OBS: água com gelo NÂO é uma mistura, pois apesar de possuir duas fases, tem apenas um componente, o que faz com que seja uma substância pura! É um sistema heterogêneo.

OBS: o granito é composto por feldspato, mica e quartzo, fazendo com que ele seja uma mistura heterogênea, com 3 componentes e 3 fases.

Sistema homogêneo: apresentam aspecto contínuo, ou seja, é constituído por uma única fase. Ex: água potável, água pura, água com sal.

Sistema heterogêneo: apresentam aspecto descontínuo, ou seja, são constituídos por mais de uma fase. Ex: água e óleo, água e gelo, etc.

OBS:
1)      Substâncias puras podem formar sistemas homogêneos ou heterogêneos, dependendo dos estados físicos em que se apresentam.
2)      Misturas homogêneas formam sistemas homogêneos
3)      Misturas heterogêneas formam sistemas heterogêneos
4)      O número de fases de um sistema nem sempre é igual ao número de componentes envolvidos.

Transformação física e transformação química da matéria:

Para nós descobrirmos se a matéria sofreu uma transformação química ou física, temos que analisar como estava o sistema antes e depois, tendo em vista de que o sistema é o conjunto de materiais que separamos para o estudo. Durante o estudo das transformações de um sistema, nós analisamos o estado inicial e depois o estado final. Sendo assim o sistema antes da transformação é chamado de estado inicial e o sistema após a transformação é chamado de estado final.
A comparação entre os estados inicial e final fornece informações sobre o sistema estudado e permite tirar conclusões sobre as modificações ocorridas e suas propriedades.
As transformações são classificadas em dois tipos:

Transformação química ou reação química: processo em que a composição dos materiais se altera formando outros materiais.
Transformação física: processo em que a composição dos materiais não se altera e não há formação de outros materiais.

Observe os fenômenos abaixo:

1) parafina sólida (e.i) àFUSÃOà parafina líquida (e.f 1) à SOLIDIFICAÇÃO à parafina sólida (e.f – 2)

Obs: a transformação foi física, pois a composição química da matéria não foi alterada. Ocorreu apenas uma mudança de estado físico (principal exemplo de fenômenos físicos).

2) parafina sólida à QUEIMA à carvão + CO2 + H2O +CO

Obs: transformação química, pois a composição química da matéria é alterada, dando origem à novas substâncias. Assim, dizemos que ocorreu uma reação química!

Exemplos de transformação física:
  • Mudanças de estado físico
  • Serragem da madeira
  • Amassar uma lata de alumínio
  • Quebrar um prato

Exemplos de transformações químicas:
  • Queima de papel
  • Ferrugem
  • Fruta apodrecida

Propriedades da matéria:

Através das propriedades da matéria, podemos caracteriza-las e estuda-las.

Propriedades gerais à pode se repetir de forma idêntica em materiais diferentes
  • Inércia - tendência a manter-se em repouso ou em movimento em linha reta e com velocidade constante.
  • Extensão – o espaço ocupado por uma porção de matéria
  • Compressibilidade – redução/aumento de volume em função da aplicação/retirada de uma força.
  • Elasticidade – retorno à forma original quando a força que deforma é retirada.
  • Plasticidade – manutenção da forma adquirida pela ação de uma força.
  • Divisibilidade – possibilidade de ser dividida em tamanhos menores.
  • Impenetrabilidade – dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.
  • Indestrutibilidade – a matéria não pode ser destruída, somente transformada.

Propriedades específicas à é própria do material, geralmente não se repetindo em outros materiais.
Organolépticas à são as percebidas pelos sentidos.
o   Cor – percebida pela visão
o   Cheiro – percebida pelo olfato
o   Sabor – percebido pelo paladar
o   Timbre – percebida pela audição
o   Textura – percebida pelo tato

Físicas à são observadas nas transformações físicas
o   Densidade – razão entre massa e volume
o   Ponto de fusão – temperatura em que ocorre a transformação do sólido para o líquido.
o   Ponto de ebulição - temperatura em que ocorre a transformação do líquido para o gasoso.
o   Solubilidade – massa de soluto que se dissolve em 100ml de solvente
o   Dureza – resistência ao risco
o   Tenacidade – resistência a ser quebrado
o   Ductilidade –capacidade de ser transformado em fio sem se quebrar
o   Maleabilidade – capacidade de ser transformado em lâmina sem se quebrar
o   Ferromagnetismo – capacidade de reagir à presença de um campo magnético
o   Resistividade – capacidade de resistir à passagem de corrente elétrica.

Químicas à são observadas nas transformações químicas
Ø  Acidez – determinadas pela concentração de íons H+ e OH-
Ø  Potencial de oxidação – capacidade de uma espécie química de sofrer oxidação.

Densidade:

D = M
       V
       : 1000                                             Para uma mesma massa de dois materiais diferentes, quanto maior o volume, menor a densidade.
KG à G                    Para o mesmo volume de dois materiais diferentes, quanto maior a massa, maior a densidade.
       X1000

   : 1000
L à ML
  X1000

Como separar misturas:

MISTURAS HETEROGÊNEAS:

1. sólido + sólido
  • Catação: Processo rudimentar empregado para sólidos bem distintos, podendo ser separados com as mãos ou com pinças. Ex: catar feijão.
  • Peneiração ou tamização: separa sólidos de diferentes tamanhos. Ex: separar areia de pedrinhas.
  • Separação magnética: separação de sólidos que são atraídos por ímã de outros que não são. Ex: separação de ferro de areia.
  • Levigação: separa sólidos de diferentes densidades através de uma corrente de água. Ex: separar ouro de areia.
  • Dissolução fracionada: técnica usada para separar sólidos quando apenas um deles se dissolve em determinado solvente líquido.
  • Flotação: consiste na adição de um líquido de densidade intermediária aos sólidos de uma mistura.

2. sólido + líquido:
  • Filtração simples: técnica bastante utilizada para separar uma fase sólida de uma líquida com o auxílio de um funil + filtro de papel.
  • Filtração à vácuo: a única diferença entre esse e o “filtração simples”, é que esse será bem mais rápido.
  • Decantação: consiste em deixar a mistura heterogênea em repouso para que a fase mais densa se sedimente por ação da gravidade.
  • Centrifugação: quando a decantação é muito lenta, pode-se acelera-la usando centrífugas. É um processo de decantação forçada.

3. líquido + líquido:
  • Decantação: também é usada para separar líquidos imiscíveis (que não se misturam) de densidade diferentes, utilizando um funil de decantação (ou separação).

MISTURAS HOMOGÊNEAS:

1. sólido + líquido
  • Evaporação: o líquido evapora, separando-se do sólido. Ex: salinas.
  • Destilação simples: o líquido é vaporizado e recolhido após percorrer o condensador. O sólido não vaporiza, permanecendo intacto no balão.

2. líquido + líquido
  • Destilação fracionada: separa mistura de líquidos miscíveis (que se misturam) com pontos de ebulição diferentes. OBS: o primeiro líquido a ser destilado é aquele que apresenta o menor ponto de ebulição. OBS: ambos os líquidos são purificados nesse processo.

Resumo de Física (prova)

Aula 5:

Como nosso organismo utiliza a energia do sol?


  • Queimamos combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo e o gás natural, para produzirmos a maior parte da energia que mantém casas e nos transporta de um lugar a outro. Tem como fonte de energia a decomposição de matéria orgânica.
  • Utilizamos o álcool para acender a churrasqueira. Tem como fonte de energia a cana de açúcar.
  • Nos alimentamos para a manutenção de nossas funções biológicas. Tem como fonte de energias as plantas em geral.

Qual a origem da energia nessas fontes?
  • Como todas as fontes de energia estão relacionadas com a planta, sua origem é o sol, ou seja, a energia radiante. Sendo assim, nosso corpo utiliza a energia do sol através da utilização de recursos provenientes da planta para a produção de energia.

Fotossíntese e respiração celular


As folhas possuem células denominadas fotossíntezadoras, que contém clorofila e são muito sensíveis à luz. Quando a luz incide em uma molécula de clorofila, esta absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbono com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio. Nas plantas, as moléculas de clorofila se agrupam de maneira ordenada, formando estruturas que compõe unidades fotossintéticas denominadas cloroplastos.

Sistema de Fotossíntese:
  • 2 H2O + CO2 à C(H2O) + O2 + H2O

Sistema de Respiração Celular:
  • C(H2O) + O2 à H2O + CO2

Aula 6:

Energia térmica e energia química:

Transformações químicas são sempre acompanhadas de efeitos energéticos, podendo ocorrer com produção ou absorção de energia. As reações onde há liberação de energia para o ambiente são denominadas exergônicas e as reações que absorvem energia do ambiente são denominadas endergônicas. Se a energia liberada ou absorvida for do tipo calor, as reações são denominadas exotérmicas e endotérmicas.

Aula 7:

Pilhas: transformando energia química em energia elétrica:

Tanto as pilhas quanto as baterias podem ser consideradas separadoras de cargas elétricas, realizando essa tarefa por meio de um processo químico. Toda pilha consiste em uma combinação de dois eletrodos:
  • Catodo: que atrai os cátions (partículas com carga positiva)
  • Anodo: que atrai os ânions (partículas com carga negativa)
E um meio que possibilite a troca de cargas entre eles.
ONDAS:

Período T à é o menor intervalo de tempo para repetição do fenômeno
Freqüência F à é o número de vezes em que o fenômeno se repete na unidade de tempo.
Velocidade V à é a velocidade de propagação da onda.
Lâmbida à comprimento da onda

Onda é uma perturbação que se propaga em um meio. Uma onda transfere energia de um ponto a outro sem o transporte de matéria entre os pontos. Podem ser classificadas como:
  • Unidimensionais: quando se propagam numa só direção, como numa corda.
  • Bidimensionais: quando se propagam ao longo de um plano, como numa superfície de água.
  • Tridimensionais: quando se propagam em todas as direções, como com as ondas sonoras.

Quanto a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em:
  • Ondas mecânicas: são originadas pela deformação de uma região de um meio elástico e necessitam de um meio material para se propagarem.
  • Ondas eletromagnéticas: são originadas pela variação dos campos elétricos e magnéticos e não necessitam obrigatoriamente de um meio material para se propagar.

Tipos de ondas:
  • Ondas transversais: aquelas em que a direção de propagação da onda é perpendicular a direção de vibração.
  • Ondas longitudinais: aquelas em que a direção de propagação da onda coincide com a direção de vibração.

FÓRMULAS:

T = 1
       F

F = 1
       T

V =
  T

V =   . F
Resumo de Química (prova)
Aula 6:

Como identificar a formação de uma nova substância a partir de uma reação química entre dois materiais?
Após uma reação química, surgirá uma nova substância se mudar as propriedades da solução. Sendo assim, conseguimos notar que se criou uma nova substância quando mudar o estado físico da matéria sem alterar a temperatura, quando mudar a cor, quando borbulhar, etc. Essas mudanças mostram a criação de novas moléculas, que por sua vez possuem novas propriedades.

Aula 7:

Estrutura atômica:
·         Leucito e Demócrito à toda matéria é constituída por pequenas partículas indivisíveis, os átomos (a = não; tomo = divisão).
Modelos Atômicos:
·         Dalton à átomo é uma esfera maciça, homogênea e indivisível (“bolas de gude”).
·         Thomson àdescobre a existência de partículas com cargas negativas (elétrons) e positivas (prótons). Átomo maciço, esférico, não homogêneo e formado por um fluido com carga positiva no qual os elétrons se encontram dispersos. (“pudim de passas”)
·         Rutherford à o átomo é formado por uma região central muito pequena chamada núcleo que contém toda a massa do átomo e onde estão localizadas as partículas positivas (prótons). E uma região praticamente sem massa onde estão as partículas de carga negativa (elétrons) girando em órbita circulares e definidas, a eletrosfera. Mais tarde, Rutherford comprova a existência de partículas com massa e sem carga (nêutrons) no núcleo, já que a repulsão entre as cargas positivas comprometeria a estabilidade do núcleo.
Principais partículas atômicas:
·         Prótons à carga positiva, tem massa, ficam no núcleo, representado pelo símbolo P
·         Elétrons àcarga negativa, não tem massa, ficam na eletrosfera, representado pelo símbolo
·         Nêutrons à não tem carga, tem massa, ficam no núcleo, representado pelo símbolo N

o   Número atômico (Z) à é o número de prótons de um átomo, define o elemento químico.
o   Número de massa (A) à é a soma do número de prótons com o número de nêutrons de um átomo.

[A = P + N]  >>  [N = A – P]

Representação:


Aula 8 – combustão:

Na natureza nada se perde, tudo se transforma:
Nos experimentos de dois materiais diferentes foi possível observar dois comportamentos distintos. Em um deles, o sistema final tem massa menor do que o sistema inicial. No outro, o sistema final tem massa maior que o inicial.
            Na combustão do papel ocorreu formação de produtos no estado gasoso (gás carbônico) e água, além de produtos no estado sólido, as cinzas. Como essa queima ocorreu em sistema aberto, os gases formados se dispersaram no ar. A massa final é menor que a massa inicia pela perda do material que foi desprendido na atmosfera.
            Já na queima da palha de aço, o produto é um óxido de ferro, formado por átomos de oxigênio e de ferro. Como os óxidos de ferro são sólidos com elevadas temperaturas de fusão e ebulição, a temperatura que se atinge durante a queima da palha de aço não é suficiente para mudá-lo para o estado gasoso. Ao final da combustão, os átomos de oxigênio que estavam no gás oxigênio fazem agora parte do arranjo da substância sólida de óxido de ferro.


Resumo de Física (prova)

Aula 9:
Como ocorre a interação entre imãs?
Entre imãs, podemos ter dois tipos de forças: atração ou repulsão. A intensidade dessa atração ou repulsão é maior próximo às extremidades, chamadas de pólos magnéticos. Quando pólos diferentes são aproximados, temos atração e quando pólos iguais se aproximam, temos repulsão. Essa atração ou repulsão ocorre à distância, em função da interação entre os campos eletromagnéticos de cada imã.
Como funciona o motor elétrico?
O motor elétrico opera com uma corrente elétrica gerada por uma pilha. Nele, há eletroímãs fixados à sua carcaça e uma bobina envolvida em ferro.  Ao entrar em funcionamento, a bobina sofre atração com o campo magnético gerado pela corrente elétrica das pilhas e também pelos eletroímãs, provocando um constante movimento, gerando energia.

Aula 10:
Como funcionam as usinas hidrelétricas?
Nessas usinas, a água é represada em uma barragem que, por causa do desnível, proporciona grande queda d’água. Essa queda d’água movimenta uma turbina que está ligada ao gerador elétrico. Quando a turbina se movimenta, o eixo do gerador elétrico também gira, criando uma corrente elétrica.
Energia gravitacional àEnergia cinética à Energia elétrica.
Como funcionam as usinas termelétricas?
O funcionamento dessa usinas é muito parecido. A diferença está no processo para movimentar a turbina. Nessas usinas, a turbina gira graças ao vapor da água aquecida numa caldeira. Para aquecer a água na caldeira, cria-se carvão, óleo e derivados de petróleo.
Energia térmica àEnergia cinética à Energia elétrica.

Aula 11:

Fissão – o processo energético que ocorre nas usinas termonucleares:
Em uma fissão, um nêutron movendo-se velozmente se choca com um núcleo de urânio, que se quebra em dois núcleos menores. Ao mesmo tempo, ocorre a liberação de uma grande quantidade de energia. Na quebra, dois ou três nêutrons jogados fora de um dos núcleos de urânio atingem outros núcleos, liberando mais energia e formando uma reação em cadeia.

Fusão – o processo energético que ocorre no sol:
Em uma fusão nuclear, alguns núcleos atômicos são forçados a se juntar, formando um núcleo mais pesado. Durante esse processo, uma enorme quantidade de energia é liberada na forma de luz e calor. Na fusão que ocorre no sol, 4 núcleos de hidrogênio se fundem com um átomo de hélio.

Mas de onde vem a energia liberada nas reações nucleares? Ela vem da própria matéria que forma as partículas atômicas dos núcleos. Após a liberação de energia, há uma diminuição da massa das partículas. Essa diferença corresponde à matéria que se converteu em energia.


Funcionamento de uma usina termonuclear:

A diferença entre essa usina e a termelétrica está no modo de se aquecer a água e produzir o vapor para movimentar a turbina, já que isto é feito a partir de reações nucleares.
Essas usinas são constituídas por um circuito primário e secundário. No circuito primário encontramos o vaso de pressão, que é uma barreira que impede a saída de material radioativo e onde circula a água que refrigera o núcleo do reator. A fissão realizada no reator libera energia que aquece a água no vaso de pressão.
 Já a água do sistema secundário passa pelo gerador de vapor, onde é transformada em vapor. Esse vapor aciona a turbina que movimentará o gerador elétrico, produzindo eletricidade.
Resumo de Física (prova)

Aula 11 - A energia nuclear para fins pacíficos

O desenvolvimento de novas tecnologias nucleares provou que ela pode ser usada para fins pacíficos. Hoje, ela é importante na medicina, nas indústrias e na agricultura.

Indústria e Medicina:
·         Radioterapia, empregada para o tratamento de câncer.
·         Os radiofármacos são usados tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento de doenças.
·         Radioesterilização, empregada no transplante de produtos sanguíneos e tecido humano, evitando uma possível rejeição do corpo receptor. Além disso, é utilizada para a esterilização de luvas cirúrgicas e materiais farmacêuticos descartáveis.

Agricultura:
·         Traçador radioativo, muito utilizado para acompanhar o metabolismo das plantas.
·         Aplicação da irradiação visando a conservação de produtos agrícolas.

Usina de Chernobyl:
Em Pripyat, na Ucrânia, a usina nuclear de Chernobyl era uma enorme usina que atendia as grandes cidades da Ucrânia e também vendia energia elétrica para outros países da Europa e da Ásia. Em abril de 1986, explodiu um dos reatores de Chernobyl, lançando no ar uma mistura de elementos radioativos. Logo após a tragédia, deu-se início a uma nuvem de radioatividade que se espalho por toda a Europa. Em seguida, 45.000 habitantes foram obrigados a evacuar a área.

Acidente com Césio 137:
Em Goiânia, foi abandonado um aparelho de radioterapia que continha uma fonte de cloreto de Césio. A capsula encontrada em um terreno baldio foi aberta. Atraídas pela luminescência, vários adultos e crianças manusearam o objeto sem saber de seu perigo. Algumas horas depois, começaram a surgir os sintomas da radiação, como vômito, náuseas e tonturas. No final, foram identificadas 249 vítimas com um nível de contaminação acima do normal e 4 faleceram.

Bomba Atômica:
Uma ordem vinda dos americanos autorizou o lançamento de uma bomba nuclear sobre a cidade de Hiroshima, no Japão. Na hora da explosão, a proximidade do local onde bomba atingiu alcançou uma temperatura de 3 a 4 mil graus Celsius. Em 30 segundos, uma nuvem radioativa avançou 11 quilômetros, devorando tudo o que encontrava pelo caminho.



Aula 12 – Distribuição de energia elétrica:
A energia produzida nas usinas deve ser transportada aos centros consumidores através de cabos. Nessa transmissão, parte dessa energia é dissipada em forma de calor devido ao aquecimento dos cabos. Para amenizar essa perda, o que se faz é abaixar ou elevar a tensão elétrica por meio de transformadores.
Estes dispositivos estão instalados em pontos estratégicos, como as subestações ou os postes nas ruas. Existem duas subestações: uma se encontra no início da linha de transmissão, sendo um transformador elevador de tensão. Com o aumento na tensão, é amenizado o escapamento de energia térmica. Já o outro se encontra no final da linha de transmissão, sendo um transformador abaixador de tensão. A energia desse transformador chegará aos postes já reduzida. Estes serão responsáveis por distribuir a energia para as casas e prédios, regulando a tensão para voltagens específicas, como 110V, 220V, etc.
Sistema Edson:
Nos postes, é aplicado o sistema Edson, onde dois fios apresentam potencial elétrico de 110V e um potencial nulo. Esse sistema é interessante, pois é possível alterar os valores da tensão elétrica, possibilitando a utilização de aparelhos diversos sem a necessidade de outros fios.



Aula 13 – Consumo de energia elétrica nas residências:

U = R.I

·         U – tensão
·         R – resistência elétrica
·         I – corrente elétrica

P = U.I

·         P – potência elétrica
·          U – tensão
·         I – corrente elétrica

Cálculo do consumo:

E = P.    T

·         E – consumo
·         P – potência elétrica
·            T – tempo

Cálculo do custo:

C = E.Tr

·         C – custo
·         E – consumo
·         Tr – tarifa


P à W (watts) ou KW (quilowatts)
U à V (volts)
I à A (ampére)


Aula 14 – As energias do futuro:

A eletrólise tem a capacidade de romper as ligações químicas da água, formando, como produtos, gás hidrogênio (H2) e oxigênio (O2). Através da eletrólise, criamos um fluxo de elétrons, que pode ser utilizado como uma corrente elétrica convencional.

Uma célula combustível é formada por dois eletrodos (anodo e catodo) conectados entre si por um circuito externo. Quando o hidrogênio entra em contato com o anodo ocorre a decomposição do hidrogênio em íons H+. Os elétrons provenientes dessa oxidação migram pro circuito externo, alimentando o catodo. Já no compartimento que contém o catodo, é introduzido oxigênio, que reage com os íons H+ e com os elétrons do circuito elétrico, formando vapor d’água.

Dessa forma, tem-se um fluxo contínuo de elétrons através do sistema externo. Nessa célula, o hidrogênio é o combustível e a formação de água no processo também gera calor, que pode ser aproveitado.

Aula 15 – Efeito estufa:

Os chamados gases-estufa absorvem a radiação infravermelha e não interagem com outras radiações emitidas pelo sol. O problema é que se a quantidade desses gases aumentarem na atmosfera, pode-se também aumentar a temperatura média do nosso planeta, acarretando uma série de mudanças, como derretimento de geleiras, elevação no nível dos mares, aumento da evaporação, etc.

Uma pequena quantidade de dióxido de carbono residente na atmosfera é extremamente importante para a manutenção da temperatura superficial do planeta por meio do efeito estufa. Sem o efeito estufa, a terra teria uma temperatura média de -21 graus, tornando praticamente impossível a vida aqui.
Resumo de Química (Prova)


A representação da reação química:
Durante uma reação química, os átomos das substâncias permanecem inalterados e apenas sofrem novos arranjos. Todos os átomos de um determinado elemento químico existente nos reagentes devem estar presentes nos produtos. A representação da reação química segue a seguinte convenção:
Reagente(s) àProduto (s)
Reagentes são substâncias presentes no início da reação e produtos são substâncias que surgem ao longo da reação

A tabela periódica:
A descoberta dos elementos metálicos através da eletrólise:
Alguns elementos químicos só foram descobertos a partir do momento em que os cientistas perceberam que a energia elétrica provocava reações químicas em algumas substâncias. Esse processo foi denominado eletrólise. Uma das maiores aplicações deste processo ocorre na produção industrial do metal alumínio.
A organização da tabela periódica:
Todos os elementos químicos estão representados na tabela periódica,organizados de acordo com suas propriedades. Os elementos químicos são representados por símbolos que possuem uma letra maiúscula seguida ou não de uma letra minúscula. Essas são as letras iniciais do nome do elemento químico em grego ou latim.
Os elementos representados com a letra vazada não são encontrados na natureza, foram obtidos em laboratório, sendo chamados de artificiais. Os elementos naturais estão representados com a letra cheia e apresentam-se em três cores: vermelha, azul e preta.
Quando o elemento é encontrado como substância simples sólida à 25 graus Celsius, ele é representado em letra preta. Em azul estão os elementos que são encontrados como substâncias simples líquidas. Em vermelho, estão os elementos encontrados como substâncias simples gasosas.
Os elementos são classificados em metais, não-metais e gases nobres, de acordo com suas propriedades físicas e químicas. Os elementos metálicos são apresentados com fundo azul, sendo caracterizados pela sua alta condutividade térmica e elétrica, maleabilidade, ductibilidade e brilho. Os elementos não-metálicos estão representados nos quadrados rosa, sendo caracterizados por serem isolantes de calor e de eletricidade. Já os gases nobres estão sob o fundo amarelo, sendo caracterizados por ser quimicamente inertes, só formando substâncias com outros elementos em condições especiais. Por fim, o hidrogênio, que está em um quadrado verde-escuro. Este elemento não pertence a

O Coeficiente da equação química:
A equação química é a forma que os químicos encontraram para representar a reação química no papel. As substâncias reagentes e os produtos são representados pelas fórmulas, e a igualdade de átomos nos dois lados da equação se dá quando são acertados os coeficientes.
Ex:      2  H2O2 à 2  H2O + 1 O2
Os números 2, 2 e 1 são os números inteiros que multiplicados pelo número de átomos de cada elemento químico, igualam a quantidade de cada átomo nos dois lados da equação. OBS: o coeficiente 1 deve ser omitido.

Ácidos e Bases:
A palavra ácido vem do latim acidus e significa “azedo”. Em geral, essas substâncias apresentam as seguintes propriedades químicas: reagem com outros metais, corroendo-os e formando gás hidrogênio; reagem com carbonatos e bicarbonatos, formando gás carbônico; neutralizam soluções básicas.
A palavra básico vem do árabe álcali e significa “cinzas vegetais”. Em geral, essas substâncias apresentam as seguintes propriedades químicas: são corrosivas; escorregadias ao tato; e neutralizam ácidos.
É possível fazer testes visuais que indicam se os materiais são ácidos ou básicos. A maneira mais simples é utilizar substâncias denominadas indicadores de ácido e base. Os indicadores são substâncias que possuem moléculas grandes que se alteram em função da acidez ou basicidade do meio. Ao terem suas estruturas moleculares alteradas, elas passam a apresentar cores diferentes. As mais comuns são a fenolftaleína e o azul de bromotimol.
A fenolftaleína só muda sua coloração em um meio básico, sendo assim, ela é um indicador de basicidade. Já o azul de bromotimol só muda sua coloração em um meio ácido, sendo assim, ele é um indicador de acidez.
Para identificar ácidos e bases, os químicos desenvolveram equipamentos que fornecem resultados mais precisos de valores pH, que, em uma escala de 0 a 14, indicam a acidez ou basicidade. Materiais que apresentam pH inferior a 7 são ácidos, enquanto materiais que apresentam pH superior a 7 são básicos. Quando esse valor é igual a 7, diz-se que o meio é neutro.

Reação de neutralização:
A reação de neutralização ácido-base é uma reação química que ocorre com a alteração do pH do meio até que o valor chegue a 7, ou seja, se torne neutro
Ácido + base à sal + água



A formação da chuva ácida:

Os processos que resultam na formação da chuva ácida normalmente começam quando aumenta a concentração de dióxido de enxofre e de óxidos de nitrogênio no ar. Esses compostos são liberados por automóveis e indústrias que queimam combustíveis fósseis. Combinado com o vapor da água nas nuvens, o dióxido de enxofre e o dióxido de nitrogênio formam o ácido sulfuroso e o ácido nítrico. Parte do ácido sulfuroso se transforma em ácido sulfúrico.
Ao caírem na superfície, as águas da chuva, carregadas de ácido sulfuroso ou nítrico, alteram o pH da água e do solo, atingindo cadeias alimentares e destruindo florestas e lavouras. Além de corroer estruturas metálicas e monumentos.

Efeito estufa:
O efeito estufa é a forma com que a terra mantém sua temperatura constante. Os gases presentes na atmosfera permitem a entrada de luz solar e retêm parte do calor que chega na terra, impedindo que ele retorne para o espaço. Esses gases são chamados de gases do efeito estufa, dentre os quais se destaca o gás carbônico.
O efeito estufa é um processo que mantém a temperatura dentro de uma determinada faixa que permite a vida na terra. Sem ele, a temperatura média na terra seria de -17 graus Celsius.
Porém, o excesso dos gases do efeito estufa na atmosfera pode desencadear o aquecimento global, fenômeno relacionado ao aumento da temperatura média do planeta. Esse fenômeno tem como conseqüências a elevação da temperatura dos oceanos, o derretimento das geleiras, a ocorrência de furacões, tempestades, maremotos, etc.

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