quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

recuperação de portugues

Esqueci de botar:

Texto dissertativo:

É o texto que defende uma idéia através da exposição clara de argumentos. Essa idéia damos o nome de hipótese. Os argumentos são a justificativa da hipótese. A hipótese deve estar ligada a um tema proposto. O texto dissertativo é fruto de pesquisa e investigação acadêmica.
Estrutura-se em introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução é onde apresenta-se a hipótese a ser defendida. O desenvolvimento é onde estão expostos os argumentos, para cada argumento, utiliza-se um parágrafo diferente. A conclusão é onde se confirma a hipótese e deve ser redigida de forma clara e concisa.
Os períodos devem ser, de preferência, curtos, cada um expondo uma ideia. Na dissertação deve ser omitida marcas de pessoalidade. São técnicas de impessoalização do discurso o uso da terceira pessoa; uso dos verbos haver e fazer (verbos impessoais), uso do sujeito indeterminado e o uso da voz passiva.

Tópico frasal:

A idéia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal. Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo; ele é o período mestre, que contém a frase-chave.
            O tópico frasal introduz o assunto e o aspecto desse assunto, ou a idéia central com o potencial de gerar idéias-filhote. O tópico frasal é enunciação argumentável, afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicação, uma prova, detalhes, exemplos) para completar o parágrafo ou apresentar um raciocínio completo. Assim, o tópico frasal é enunciação, supõe desdobramento ou explicação.
            A idéia central ou tópico frasal geralmente vem no começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham a idéia central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário