sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prova de Historia questoes


origem:
tópico: 
sub-grupo:Era Napoleônica
http://professor.bio.br/historia/imagens/btn.selecione.jpg
pergunta:Em 1806 o imperador Napoleão Bonaparte decretou o chamado Bloqueio Continental. Explique as motivações desse ato e indique suas repercussões.



resposta:Napoleão pretendia afetar o comércio inglês na Europa e promover o comércio francês. Suas repercussões foram a expansão do comércio francês, a invasão dos países que desrespeitaram o Bloqueio, a vinda da família real portuguesa para o Brasil e novas relações comerciais entre a Inglaterra e as colônias na América.
questão 1 da prova 4º bi
pergunta:Aponte as contradições da política econômica de D. João em sua administração no Brasil, no início do século XIX.



resposta:O Governo de D. João no Brasil foi marcado por algumas medidas econômicas que pareciam apontar para o desenvolvimento do país, mas na prática atrofiaram mais ainda as possibilidades de um possível sonho de "revolução industrial" no Brasil. As principais medidas foram: a abertura dos portos às nações "amigas" (11/06/1808), que foi mais uma atitude da influência inglesa. No acordo secreto já estabelecia que o Brasil teria seus portos abertos para o comércio com a Inglaterra, sendo esta a grande beneficiada. Nem o Alvará de 1808 que dava liberdade industrial funcionou, pois o Brasil não tinha condições para desenvolver a indústria. E a situação ficou ainda mais gritante com os Tratados de Amizade e Aliança e Comércio e Navegação de 1810 nos quais a Inglaterra saía com privilégios alfandegários, pagando menos do que as outras nações.

questão 2 da prova do 4º bi

pergunta:()"Em nome da Santíssima e Indivisível Trindade e conforme as palavras das Sagradas Escrituras (...), Suas Majestades o Imperador da Áustria, o Rei da Prússia e o Imperador da Rússia (...) permanecerão unidos por laços de verdadeira e indissolúvel fraternidade; considerando-se compatriotas, EM TODA OCASIÃO E EM TODO LUGAR ELES PRESTARÃO ASSISTÊNCIA, AJUDA E SOCORRO (...)." (Artigo 1.o do Tratado da Santa Aliança.) O trecho destacado no texto anterior demonstra o caráter intervencionista da Santa Aliança no processo de Restauração européia após a derrota napoleônica (1814 /1815 ). Esta política das grandes potências absolutistas não conseguiu, porém, impedir por muito tempo o processo histórico que se desenvolvia, então, no continente europeu. 
a) Explique o que as potências continentais européias pretendiam evitar com a criação da Santa Aliança. 
b) Cite um inibidor da ação da Santa Aliança na América Latina neste período.

resposta:a) A Santa Aliança foi organizada para combater eventuais revoluções de caráter liberal que ameaçassem o Estado Absolutista. b) A saída da Inglaterra em que não apoiava a recolonização da América Latina temendo pelo retorno do Pacto Colonial, prejudicial aos seus interesses econômicos no continente, enfraqueceu a Santa Aliança e sua atuação na Europa
questão 7 da prova do 4º bi

Nenhum comentário:

Postar um comentário