quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

resumo de fisica do 2º bimestre que faltou

Resumo de física (prova)

Conceitos básicos:
Energia - Energia é a capacidade que um corpo tem para realizar trabalhos.
Calor – calor é a transferência de energia térmica de um corpo para outro, movido por uma diferença de temperatura.
Temperatura – temperatura é a medida da vibração das moléculas da matéria.

Classificação dos diferentes tipos de energia:

Energia cinética – relacionada com o movimento de corpos ou partículas. Um corpo em movimento pode provocar transformações que parado ele não pode.

Energia elétrica – relacionada com o movimento dos elétrons em fios metálicos, por meio dos quais ela pode ser transportada.

Energia térmica – forma de energia relacionada com a temperatura de corpos ou partículas e com as trocas de calor.

Energia radiante (luminosa) – relacionada com a luz, seja ela visível ou não. A energia emitida pelo sol chega até o nosso planeta como energia radiante. Parte dessa luz é visível e parte não, a luz infravermelha e ultravioleta, por exemplo, são invisíveis.

Energia sonora – forma de energia relacionada com o som

Energia gravitacional – forma de energia armazenada, relacionada com a atração gravitacional.

Energia química – forma de energia armazenada nas moléculas de algumas substâncias ou materiais, como combustíveis e alimentos.

Energia elástica – forma de energia armazenada em corpos elásticos deformados.

Energia nuclear – forma de energia elástica relacionada com as forças nucleares.

OBS: toda energia armazenada é chamada de energia potencial.


Transmissão de energia térmica (calor):

Condução – é uma forma de transmissão de energia térmica que ocorre com mais intensidade em corpos sólidos. A energia vai passando de uma partícula mais quente do corpo para sua vizinha mais fria, que se aquece e passa a aquecer a próxima vizinha mais fria. Se uma panela tem um cabo metálico, sem proteção de madeira ou plástico, quando estiver no fogo, e quem segura-lo poderá vir a se queimar. Por isso, que o cabo das panelas é feito de madeira ou plástico, pois são mal condutores de energia térmica, enquanto os metais são bons condutores de energia térmica. A energia térmica só consegue se propagar através de corpos materiais.

Convecção – é uma forma de transmissão de energia térmica que ocorre em líquidos e gases e também e materiais pastosos. Para existir convecção, é preciso que porções inferiores do corpo estejam a uma temperatura maior do que porções superiores. Quando aquecemos uma panela com água, a energia da chama aquece as porções inferiores da água  que, tornando-se menos densa, sobe, e as porções superiores, sendo mais densas, descem e, conseqüentemente, são aquecidas. Cria-se, assim, uma circulação na água. A principal diferença entre a convecção e a condução é que no primeiro caso, as partículas que compõem o corpo ficam paradas, transmitindo a energia térmica para as vizinhas, portanto, não há deslocamento de matéria, só de energia. Já na convecção, é a matéria aquecida que se desloca, transmitindo consigo a energia térmica para outro lugar.


Radiação – no processo de radiação, a energia térmica é transmitida por meio de ondas eletromagnéticas. Essas ondas não precisam de um meio material para se propagar, ou seja, elas podem se propagar no vácuo.

De onde vem o calor presente nas fontes?

Insolação – é a quantidade de energia térmica (do sol) que está chegando a um determinado ponto da superfície terrestre. insolação é a quantidade de energia solar que chega a 1m² da superfície terrestre a cada segundo.

Q = quantidade de calor
   = delta (variação)
M = massa
C = calor específico
T = temperatura
Ti = temperatura inicial
Tf = temperatura final

a) Ta > Tb



b) Ta = Tb


  T = Tf - Ti


Q = M. C.   T


Homeostase:

É a propriedade de um sistema aberto, seres vivos principalmente, de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação interrelacionados.

Propriedades da homeostase:
  • São extremamente estáveis
  • Toda a sua organização interna contribui para manutenção do equilíbrio.
  • Regulação da quantidade de água e sais minerais no corpo (osmorregulação, principalmente nos rins).
  • Remoção de resíduos metabólicos (excreção)
  • Regulação da temperatura corporal (pele e circulação sanguínea)

Estresse – é qualquer estímulo que cria um desequilíbrio no meio interno. O estresse faz com que a homeostase aja para equilibrar o corpo, manter um padrão, permitindo o funcionamento normal do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário